• Redação Mário Sorrentino

Senador Veneziano alerta para intenções da Aneel de taxar consumidor que usa energia alternativ...



Senador Veneziano alerta para intenções da Aneel de taxar consumidor que usa energia alternativa e encarecer conta de luz



No Plenário do Senado, ao apartear o pronunciamento do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), o senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) alertou para as reais intenções da proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de rever a sua Resolução nº 482, de 2012, sobre a geração distribuída.


Trata-se do modelo em que o próprio consumidor gera energia elétrica, principalmente a partir de painéis solares, e injeta o excedente na rede elétrica. Atualmente, quase a totalidade da carga entregue à rede volta como crédito para o consumidor, amortizando sua despesa mensal com a conta de luz.


Veneziano manifestou preocupação com a Aneel, que pretende criar uma taxa sobre o valor da energia gerada desta maneira, o que tende a representar 68 % do que é enviado para a distribuidora. O resultado será a eliminação das vantagens para quem usa os painéis solares, pois esses consumidores perderão de 80 a 90% da redução na conta de luz.


“O bom, portanto, é que estejamos atentos, para que não nos permitamos ver decisões de agências reguladoras que atentem contra os consumidores e contra os interesses nacionais” alertou.


Estímulos atraem investimentos – Ao tratar do assunto no Plenário, o parlamentar lembrou que, recentemente, o país passou por apagões, que causaram transtornos à população e prejuízos aos consumidores. Ele lembrou que, a despeito de toda crise nacional, e da fase de estímulos do governo federal, alguns estados do Nordeste, a exemplo da Paraíba, tem atraindo investimentos.


“Nós ainda temos usinas termelétricas. Isso significa dizer que nos valemos de quê? De óleo diesel, ou seja, matéria-prima fóssil, que não é sugerível, que é cara e que termina por encarecer, portanto e por consequência, os valores das tarifas de energia” observou.


Para Veneziano, o país precisa usar corretamente as matérias-primas limpas, renováveis, para não ter que, nos momentos difíceis, na dependência de chuvas, acionar as termoelétricas e, com isso, provocar o aumento das tarifas.




#veneziano #aneel #energia

© 2017 por Mário Sorrentino. Orgulhosamente criado pela Equipe.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco