• Redação Mário Sorrentino

Segurança realiza exposição de materiais e equipamentos durante 13º FBSP



Os participantes da 13ª edição do Fórum Brasileiro Segurança Pública (FBSP), que acontece em João Pessoa a partir desta quarta-feira (31) até sexta-feira (2), poderão conferir uma exposição das forças de Segurança da Paraíba, incluindo Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e ainda Secretaria de Administração Penitenciária. Estão sendo apresentados materiais e equipamentos utilizados na prevenção e na repressão à violência no Estado, e ainda viaturas, que estão localizadas na área externa, incluindo a aeronave Acauã 2, responsável por atuar em missões de resgate aeromédico, transporte de órgãos para transplantes, defesa civil, busca e salvamento, policiamento preventivo, patrulhamento ambiental, patrulhamento estabelecimento prisional, levantamento aerofotogrametria e patrulhamento litorâneo.


A Polícia Civil conta com a presença da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e do Instituto de Polícia Científica (IPC). No local, equipes de policiais que trabalham em locais de crime irão realizar simulação de uma ocorrência de homicídio, com o objetivo de apresentar aos participantes algumas técnicas de investigação e realização de perícias, que auxiliam na elucidação de casos reais. Equipamentos e acessórios usados nas perícias também foram colocados em exposição. A Unidade Itinerante de Treinamento Avançado de Tiro, um caminhão com simulador, que contribui para o treinamento de policiais civis em várias cidades paraibanas, vai ficar na área externa, com instrutores.


O Corpo de Bombeiros Militar leva ao FBSP um stand com materiais operacionais das áreas de atuação em Combate a Incêndio, Salvamento Terrestre, Salvamento em Altura, Salvamento Aquático, Mergulho de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar. Há também a presença do Departamento de Operações com Cães, com um binômio (condutor e cão). A instituição já enviou três turmas para a cidade de Brumadinho (MG), como auxílio nas buscas na área onde houve o rompimento da barragem de rejeito de minério há seis meses. A exposição abrange ainda novos materiais operacionais adquiridos no primeiro semestre de 2019.


A Polícia Militar traz aos participantes do fórum a exposição de equipamentos, dispositivos de condução elétrica e tecnologias menos letais, para ações de efeito moral.  No espaço destinado ao Batalhão de Policiamento Ambiental, serão apresentados animais empalhados da fauna paraibana, trazidos pelo Núcleo de Educação Ambiental, e ainda motos que serão utilizadas pelo Batalhão Especializado de Policiamento com Motocicletas (BepMotos), drones e um simulador de vôo. As palas anti-impacto, recentemente adquiridas pela instituição, também serão apresentadas a quem conferir o evento, além de materiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope).  O Ônibus da Patrulha Maria da Penha também estará no local, na área externa.


O Detran expõe no evento atividades desenvolvidas pelo departamento, como ações da Operação Lei Seca, e ainda bafômetros, óculos, capacetes utilizados pelos agentes de trânsito, além de panfletos, cartilhas, e outros materiais utilizados pela instituição no trabalho diário. Já a Secretaria de Administração Penitenciária traz para o fórum armas letais e não letais, como munições de borracha e químicas, além de materiais de observação como drones, lunetas,  e ainda kits de primeiros socorros e capacetes.




#seguranca #policia #centrodeconvecoes #joaopessoa #fbsp #pm #pc #detran #bombeiros

© 2017 por Mário Sorrentino. Orgulhosamente criado pela Equipe.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco