• Redação Mário Sorrentino

Secretário de Saúde Geraldo Medeiros doa sangue e ressalta importância do ato para salvar vidas


A Secretaria de Estado da Saúde celebra nesta quarta-feira (25) o Dia Nacional do Doador de Sangue, ressaltando a importância deste ato de amor e solidariedade.


O secretário Geraldo Medeiros esteve no Hemocentro hoje para doar sangue e reforçar a importância de manter a regularidade do estoque de sangue no hemocentro da Paraíba.


Embora estejamos em meio a uma pandemia, lembramos que os tratamentos para câncer, transplantes, doença falciforme e talassemia não foram interrompidos neste período. Estes pacientes necessitam de doações constantes para dar continuidade ao tratamento. Quando o estoque fica baixo é muito preocupante.


Além disso, com a queda do isolamento domiciliar e maior número de pessoas circulando nas ruas, a demanda por bolsas de sangue para atendimento a pacientes de trauma tem aumentado em todos os hospitais do Estado.

Agendamento Online para Doadores


Hemocentro da Paraíba oferece o serviço de agendamento de doação de sangue pelo WhatsApp. Para ter acesso, o doador deverá cadastrar em sua agenda o número do Hemocentro – 3133-3473, e enviar uma mensagem informando seu nome, o dia e o horário da doação.


A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, destaca a importância da doação de sangue continuar. “Precisamos que o doador compareça ao Hemocentro e faça sua doação. O agendamento é uma medida temporária que tem a finalidade de evitar aglomeração de pessoas e garantir a segurança do doador e do sangue que será usado em transfusão”, declarou.


O sistema está disponível no horário de funcionamento do Hemocentro da Paraíba, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30 e aos sábados, das 7h às 12h. Nessa fase inicial, serão atendidos os candidatos que doam na sede do Hemocentro, localizada na Avenida Pedro II, 1548, no bairro de Jaguaribe, ao lado da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Em relação a quem comparecer para doação sem prévio agendamento, a diretora esclarece que não vai sofrer alteração. “O atendimento de quem comparecer voluntariamente acontecerá normalmente. O sistema de agendamento é uma ferramenta para ajudar a evitar a aglomeração de pessoas e atender às recomendações do governo estadual no combate à transmissão do Coronavírus (Covid-19), mas não será impeditivo para doações voluntárias”, afirmou.


A diretora esclarece ainda que para doar é preciso atender critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A orientação aos candidatos à doação de sangue com sintomas de gripe, resfriado, coriza ou tosse é para que não realizem a doação neste momento, esperando sua total recuperação, ficando assintomático.



Veja o vídeo da diretora-geral publicado em sua rede social:



© 2017 por Mário Sorrentino. Orgulhosamente criado pela Equipe.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco