© 2017 por Mário Sorrentino. Orgulhosamente criado pela Equipe.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Redação

Secretaria de Educação de Conde e UFPB Virtual realizam aulão preparatório de redação para Enem



A Prefeitura de Conde por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes em parceria com a Universidade Aberta do Brasil / UAB de Conde – UFPB Virtual, realizou na manhã desta quinta-feira (28), a 1ª Palestra sobre Técnicas de Redação para o ENEM 2019, com o Professor Ivo Filho. O aulão foi realizado no auditória da Escola Estadual João da Cunha Vinagre e contou com a participação de cerca de 80 alunos e alunas que vão fazer a prova este ano.


O Secretário Executivo de Educação, Júnior Caroé, participou da abertura do evento e destacou a importância dos estudantes se prepararem para a realização da prova. O Enem hoje é a porta de entrada para os alunos e alunas terem acesso as universidade públicas, como também aos programas de bolsas oferecidos pelo Governo Federal para as universidades privadas, como o ProUni e o FIES. A redação é o principal critério de avaliação do exame, por isso é de extrema importância esse contato dos estudantes com a prática, ressaltou.


Entre os conteúdos que foram apresentados pelo Professor Ivo Filho, destaca-se a importância da leitura como fator essencial para a produção de textos, que facilita a escrita de acordo com a temática proposta pelo Enem, além de trabalhar com alunos, como diferencias as tipologias de textos (narração, descrição, dissertação) e os gêneros textuais.


Sobre o Enem


O Exame Nacional do Ensino Médio ou Enem como é mais conhecido é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação, para verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes após concluírem o ensino médio. Além disso, a prova também é importante para o estudante que deseja fazer parte de alguns programas governamentais.


O Exame foi criado em 1998 e seu objetivo era averiguar a qualidade do ensino médio no país. Porém, desde 2009 o exame ganhou a função de selecionar estudantes para os cursos superiores de faculdades e universidades federais. Um dos programas oferecidos para os alunos que fazem o Enem é o Prouni (Programa Universidade Para Todos), que contempla os estudantes com bolsas de estudos em faculdades privadas de todo o país, sem contar que é a porta de entrada para as Universidades Públicas do Estado através do SISU (Sistema de Seleção Unificada).


#educacao #conde #enem #prefeitura