• Redação Mário Sorrentino

Ricardo Coutinho fala sobre a posse e o porte de armas no Brasil


O ex-governador da Paraíba e atual presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), Ricardo Coutinho, comentou em suas redes sociais sobre a posse e o porte de armas no Brasil, em base em matéria vinculada a revista Exame. "Muito se fala sobre a posse e o porte de armas no Brasil atualmente. Seus defensores afirmam que armar a população seria uma boa solução para o problema da violência urbana no país. Não é o que os estudos dizem. De dez meta-análises estudadas, nove afirmam que quanto maior o número de armas, mais frequentes são os casos de homicídios causados por elas. No Brasil, os dados reforçam o perigo de armar a população: o Mapa da Violência informa que o Estatuto do Desarmamento ajudou a desacelerar a alta de homicídios que havia na época.


A solução dos nossos problemas passa, na verdade, por caminhos mais complexos e duradouros, como planejamento e, principalmente, educação. A Paraíba segue pelo caminho da educação, que deu um salto nos últimos anos. Já colhemos muitos frutos do programa Gira Mundo, das Escolas Técnicas e dos Prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor, mas os verdadeiros resultados, duradouros, visíveis a olho nu, são os que nos aguardam no futuro. A Educação é a escolha certa.


Na matéria da revista Exame diz que, 34 dos estudos apresentam resultados contrários à “Mais Armas, Menos Crimes” e apenas 7 tem resultados favoráveis à alguma versão da hipótese, sendo a maioria textos de resposta a críticas à trabalhos mais antigos ou textos que já foram criticados posteriormente.


A sua conclusão: não há nenhuma margem empírica para expressar confiança ou menos ainda certeza na tese “Mais Armas, Menos Crimes” e há “evidências fortíssimasde que mais armas aumentam o número também de mortes acidentais e suicídios.



#ricardocoutinho #exame #armas #portedearma

© 2017 por Mário Sorrentino. Orgulhosamente criado pela Equipe.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco