google-site-verification=x12ECGCyA0KNTkoWmjRcJ_j75nXlJ8lrVJTTDnmc1zI
 

Prefeitura de João Pessoa mobiliza equipe da saúde para vacinar população em situação de rua


A Prefeitura de João Pessoa deu início, na manhã deste sábado (15), dentro da campanha de vacinação contra a Covid-19, à imunização da população em situação de rua, que havia sido adiada devido à chuva intensa registrada na Capital durante dois dias. A ação aconteceu estrategicamente na Praça Vidal de Negreiros, conhecida como Ponto de Cem Réis, no Centro, onde se concentra um grande número de homens e mulheres que vivem na rua.


O início da campanha para esse público, que contou com o apoio logístico do ônibus do Consultório na Rua, foi acompanhada de perto pelo prefeito Cícero Lucena e o vice Leo Bezerra.


“Há dois dias estávamos com a estrutura especial preparada tanto para imunizar como para realizar testagem. Mas por conta da chuva, tivemos que aguardar. Hoje, Deus nos abençoou com esse lindo sol e estamos aqui para cumprir o que havíamos planejado”, afirmou Cícero Lucena. “Quero aproveitar para parabenizar também os assistentes sociais pelo dia de hoje. Estes importantes profissionais fazem a diferença com um trabalho indispensável nos mais diversos setores, inclusive na vacinação que estamos realizando”, completou o prefeito.


Leo Bezerra também destacou o empenho da gestão municipal em avançar com o plano nacional de imunização no combate à Covid-19 e que a estimativa é de que sejam vacinadas 1.500 pessoas em situação de rua. “Trouxemos um ônibus que vai andar a cidade hoje, amanhã e os dias que forem necessários pra fazer essa imunização da população para, se Deus permitir, acabarmos com essa pandemia na nossa cidade. É um avanço da Prefeitura, onde estamos fazendo esse cadastramento e também fazendo testes. Através desse cadastro, as secretarias também vão conseguir buscar essas pessoas e tirar elas das ruas”, ressaltou.



A coordenadora das equipes do Consultório na Rua, Luana Alves, informa que a ação se dá com as equipes do programa, que são da Atenção Básica e já fazem acompanhamento da população de rua diariamente na cidade, em parceria com a equipe da Vigilância de Saúde.


“Hoje iniciamos a vacinação no Ponto de Cem Réis, mas vamos nos deslocar para os locais de permanência dessas pessoas, que já fazemos atendimento in loco e que já temos mapeados. Além dessas pessoas, serão vacinadas as que estão nas casas de acolhimento da Prefeitura e, se precisar, continuaremos por outros dias”, afirmou.


Outros grupos – Neste sábado, a Prefeitura também deu prosseguimento à campanha de imunização contra a Covid-19 para as pessoas com mais de 18 anos de idade com comorbidades ou que sejam trabalhadores da saúde (primeira dose), além da segunda dose para quem se imunizou até o dia 16 de abril com vacina Coronavac. A vacinação aconteceu em cinco ginásios e um drive thru montado no Unipê.