google-site-verification=x12ECGCyA0KNTkoWmjRcJ_j75nXlJ8lrVJTTDnmc1zI
 

Prefeita Márcia Lucena dá posse a 21 professores concursados para rede municipal de Conde


A prefeita de Conde, Márcia Lucena, deu posse a 21 professores das disciplinas do currículo obrigatório dos anos finais (do 6º ao 9º ano) e dos ciclos III e IV da Educação de Jovens e Adultos. Com a convocação, o município torna-se o primeiro da rede municipal de toda a Paraíba a ter 100% dos professores dos anos finais (do 6º ao 9º ano) efetivos, o que garante continuidade para além das gestões.


Márcia Lucena destacou que o compromisso de valorização da educação começa com a valorização dos profissionais envolvidos na área e garantir professores concursados é uma forma de investir em continuidade nas práticas pedagógicas, absorvendo o potencial dos docentes. “A efetivação de novos professores, por meio de concurso público, representa maior segurança no desenvolvimento da política de educação e isso reflete diretamente no aprendizado das nossas crianças, dos nossos adolescentes, dos nossos jovens e dos nossos adultos. É o tipo de obra que estamos construindo e ultrapassa qualquer gestão porque os servidores concursados passam a ter uma relação de maior envolvimento com a comunidade escolar por não haver rotatividade de cargos com a mudança das gestões”, frisou.

Ao todo foram empossados 21 docentes das disciplinas do currículo obrigatório dos anos finais, de 6º ao 9º ano, de língua portuguesa (5), matemática (3), ciências (3), história (3), geografia (2), artes (2), inglês (2), educação física (1). A intenção da Secretaria de Educação e Cultura


Os novos professores atuarão nas sete unidades de ensino em que há turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental ou dos Ciclos III e IV da Educação de Jovens e Adultos: Escola Municipal Ovídio Tavares, em Mituaçu; Escola Municipal Manoel Paulino, na Pousada; Escola Municipal Abelardo Alves, em Boa Água; Escola Municipal Noêmia Alves (e no seu Anexo - Cenáluco), no Centro; Escola Municipal João Gomes Ribeiro, no Conceição; Escola Municipal Lina Rodrigues, em Gurugi; e Escola Municipal José Mariz, em Jacumã.


O secretário adjunto da Secretaria de Educação de Conde, Júnior Caroé, ressaltou que a expectativa da Prefeitura de Conde é que os concursados tomem posse o mais breve possível.

“O desejo é que eles tomem posse e já se insiram no quadro pedagógico das escolas o mais breve possível. Inclusive, para conhecerem toda a dinâmica administrativa e pedagógica da rede municipal de ensino. Mas, por se tratar de um concurso público, existe um tempo legal para que isso ocorra”, disse.

Segundo Júnior Caroé, para tomar posse, os professores têm até 30 dias, a contar da data da publicação em Diário Oficial, adicionados de mais 15 dias, para o início, efetivamente, do exercício docente. E essa decisão, da gestão do tempo, cabe ao novo servidor, e não a Secretaria ou Prefeitura, propriamente dita. Todavia, os prazos estabelecidos pela Comissão Organizadora do Concurso, em pleno diálogo com a SEMEC, já garantem que os novos professores estejam nos quadros das escolas, a partir do 1º dia de aula, do ano letivo de 2021.