• Redação Mário Sorrentino

Márcia Lucena assina Termo de Cooperação Técnica com o MPT para construção de Caiçara Coletiva



Prefeita Márcia Lucena assina Termo de Cooperação Técnica com o MPT para construção de Caiçara Coletiva em Jacumã



A prefeita Márcia Lucena e o Procurador do Trabalho Dr. Paulo Germano, assinaram na tarde desta terça-feira (24), o termo de Cooperação Técnica, firmando parceria entre a Prefeitura de Conde e o Ministério Público do Trabalho (MPT), para o trabalho de construção da Caiçara Coletiva na Praia de Jacumã. O Secretário de Planejamento, Flávio Tavares acompanhou a assinatura do documento na sede do MPT em João Pessoa.


Com a assinatura do termo, o MPT vai fornecer o material necessário para a construção do novo espaço e a Prefeitura de Conde, entra com a mão-de-obra especializada. De acordo com o documento, a Caiçara Coletiva será construída na área norte da Praça do Mar, em Jacumã, próximo ao estacionamento na saída da Rua marinas. O local foi escolhido juntos aos pescadores por ser a área onde atualmente os barcos atracam e sobre para a praia, para a realização de reparos. O terreno fica a cerca de 350m do “Galpão Z9”, a Colônia de Pescadores de Jacumã.


A prefeita Márcia Lucena destacou a importância da construção o novo espaço, ressaltando que o novo espaço também fortalecerá o turismo local. “Vamos construir a Caiçara Coletiva em Jacumã em conjunto com o MPT que vai nos dar a condição de ter o material e nós entramos com a mão de obra. O Conde tem uma população significativa de pescadores e eles precisam deste espaço para suas atividades diárias. Com a construção do novo espaço, estaremos ativando duas redes importantes, que será a prática profissional dos pescadores e pescadoras e também o turismo, já que a caiçara será um local também para a visitação turística e exposição do artesanato proveniente da pesca”, disse a prefeita.


A estrutura será composta da caiçara mais um bloco de banheiros em alvenaria com instalações hidro sanitárias e pia externa para com bancada para a higienização de materiais. O sistema para escoamento do esgoto vindo dos sanitários, será feito através de uma Bacia de Evapotranspiração (BER), conhecida popularmente como “Fossa Ecológica”. A caiçara é constituída por vigas e pilares de madeira, assim como parte de suas vedações e esquadrias, que compõem uma releitura contemporânea do seu modelo tradicional de construção.




#prefeita #marcialucena #jacuma #mpt

© 2017 por Mário Sorrentino. Orgulhosamente criado pela Equipe.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco