• Redação Mário Sorrentino

Márcia Lucena abre o Ciclo de Audiências Públicas do Orçamento Democrático Municipal de Conde


A Prefeita Márcia Lucena abre nesta quinta-feira (04), o calendário 2019 do ciclo de audiências públicas do Orçamento Democrático Municipal. A primeira audiência será realizada na Pousada, que pertence a 1ª Região Geoadministrativa, a partir das 19 horas, no Ginásio da Igreja Anglicana. Ao todo, quatro audiências públicas serão realizadas (Pousada, Centro de Conde, Gurugi e Jacumã), encerrando o Ciclo no dia 04 de Julho em Jacumã.


O Orçamento Democrático inicia mais um Ciclo em nossa cidade. Desde 2017 que esta ferramenta foi implantada e os resultados tem sido bastante positivos, pois a cada Ciclo, a participação da população tem aumentado e isso mostra que os moradores e moradores estão aprovando essa metodologia de poder decidir junto com a gestão municipal, onde o dinheiro público será investido em sua região, destacou a prefeita Márcia Lucena.


As plenárias continuam seguindo o mesmo padrão desde sua implantação, favorecendo a participação popular e reforçando o diálogo direto da gestão municipal com as comunidades do município de Conde. Em cada audiência, a população elege quais as ações que são prioridades em sua região. Essas informações são inseridas na Lei Orçamentária Anual (LOA), que vai direcionar os investimentos nas políticas públicas escolhidas durante a audiência.


A Coordenadora do Orçamento Democrático Municipal, Joana Darck Ribeiro, ressalta a importância da participação da população nas audiências públicas. A população de Conde entendeu a metodologia de participação popular e hoje faz questão de participar das plenárias e escolher onde será investido o dinheiro público. Mais uma vez daremos voz à população afim de democratizar os negócios públicos, pois o dinheiro é do povo e o povo tem que participar, escolher onde quer investir o que quer fazerdisse Joana.


Em cada audiência, a população tem a oportunidade de eleger até três prioridades de investimentos para a sua região e também contam com um espaço onde podem fazer elogios, reclamações, reivindicações e reforçar ações que possam ser realizadas em sua região, buscando melhorias na qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura de Conde. Este é um momento de diálogo direto com a Prefeita Márcia Lucena, os Secretários e Coordenadores que compõem a equipe da gestão municipal.


A 1ª Região Geoadministrativa é composta por sete comunidades: Mituaçu, Caxitú de Cima, Caxitú de baixo, Pousada, Terras Belas, Amparo e Águas Turvas. Todas as comunidades foram visitadas pelo Articuladores do Orçamento Democrático, que orientam e explicam aos moradores e moradoras a importância da participação nas Audiências Públicas.


Confira o calendário das audiências Públicas do Orçamento Democrático Municipal.


  • 04/04 às 19h – Pousada (Igreja Anglicana) – 1ª Região Geoadministrativa;

  • 02/05 às 19h – Centro de Conde (Centro de Criatividade Professor Iveraldo Lucena) – 2ª Região Geoadministrativa;

  • 06/06 às 19h – Gurugi (Salão da Igreja São Sebastião) – 3ª Região Geoadministrativa

  • 04/07 às 19h – Jacumã (Colônia de Pescadores Z9) – 4ª Região Geoadministrativa



#conde #prefeitura #marcialucena #orcamentodemocratico #audiencia

© 2017 por Mário Sorrentino. Orgulhosamente criado pela Equipe.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco