google-site-verification=x12ECGCyA0KNTkoWmjRcJ_j75nXlJ8lrVJTTDnmc1zI
 
  • Redação Blog Mário Sorrentino

João Pessoa começa a vacinar pessoas de 55+ com deficiência nesta terça-feira (4)


A Prefeitura de João Pessoa avança no plano de imunização contra a Covid-19 e começa a vacinar, nesta terça-feira (4), as pessoas de 55 anos ou mais com alguns tipos de deficiência. A vacinação para este grupo acontecerá, das 8h às 12h, no Instituto dos Cegos da Paraíba (Bairro dos Estados), Centro Helena Holanda (Pedro Gondim), Associação Pestalozzi da Paraíba (Cristo Redentor) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae (Bancários).


Também nesta terça-feira, a Prefeitura continuará imunizando as pessoas com comorbidades que tenham 45 anos de idade ou mais e trabalhadores de saúde a partir dos 35 anos. Eles poderão tomar a primeira dose do imunizante em dois postos do tipo drive thru – Santuário Mãe Rainha (Aeroclube) e Mangabeira Shopping (Mangabeira) – e mais 10 ginásios distribuídos pela cidade.


As pessoas que tomaram a primeira dose da vacina Coronavac/Butantan até o dia 5 de abril devem receber a dose de reforço no posto drive thru no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Quem já completou 90 dias da dose inicial da vacina AstraZeneca/FioCruz, tomará a segunda dose no drive thru da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O horário de atendimento nos postos de drive thru será das 9h às 15h e o funcionamento dos ginásios será das 8h às 12h.


Público-alvo – As comorbidades atendidas nessa fase da imunização são hipertensão, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos imunossuprimidos, pessoas com obesidade grau 3 – IMC >40. Foram incluídos, ainda, hemofílicos a partir dos 18 anos de idade e mulheres com comorbidades que estejam gestantes ou puérperas.



O grupo das pessoas com deficiência compreende indivíduos com limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar; indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.


Agendamento – A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a localização de cada público para não haver confusão na procura pelo imunizante. Para facilitar a identificação do local, insiste na priorização do agendamento através do aplicativo Vacina João Pessoa ou no site vacina.joaopessoa.pb.gov.br.


Com o agendamento, o cidadão garante que será vacinado no local indicado, com agilidade e segurança. Aquelas pessoas que tiverem dificuldades com a ferramenta eletrônica podem ir até os postos de vacinação para receber ajuda nessa operação, porém, terão de se submeter à fila específica sem a certeza de tomar a vacina, devido à limitação da oferta de imunizantes.


Documentação exigida – Quem for tomar a vacina é imprescindível levar documento oficial com foto, cartão do SUS, CPF e comprovante de residência. Os trabalhadores de saúde devem portar, ainda, uma declaração do local de trabalho ou contracheque e carteira do conselho correspondente.


É necessário que levem cópia da documentação que comprova a comorbidade do paciente, pois ela ficará retida para posterior apuração por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público.



As pessoas com deficiência devem apresentar laudo médico que comprova a deficiência ou preencher formulário de autodeclaração disponibilizado no local de vacinação.


Quem for tomar a segunda dose deve levar o cartão de vacinação com a primeira dose indicando a data até 5 de abril (para Coronavac) e mais de 90 dias (para AstraZeneca).


Transporte gratuito – As pessoas que precisarem se deslocar de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo da Paraíba, respectivamente. Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo na categoria 99 Pop e inserir o código promocional ‘Promocodes’, que será destinado exclusivamente para o transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa.


Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos, nesses dias de luta contra a Covid-19, para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.


Postos de Vacinação (4 de maio):


Pessoas com deficiência (1ª dose de AstraZeneca) – 8h às 12h


  • Instituto dos Cegos da Paraíba (Bairro dos Estados)

  • Centro Helena Holanda (Pedro Gondim)

  • Associação Pestalozzi (Cristo Redentor)

  • Apae (Bancários)


Ginásios (1ª dose de AstraZeneca) – 8h às 12h


Distrito Sanitário I


  • Escola Estadual Papa Paulo VI (Cruz das Armas)

  • Escola Municipal Dom José Maria Pires (Oitizeiro)


Distrito Sanitário II


  • Escola Municipal Darcy Ribeiro (Funcionários II)

  • Escola M. Jornalista Raimundo Nonato Batista (Gramame)


Distrito Sanitário III


  • Escola Municipal Dom Helder (Valentina de Figueiredo)

  • Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)



Distrito Sanitário IV


  • Instituto Federal da Paraíba – IFPB (Jaguaribe)

  • Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)


Distrito Sanitário V


  • Escola Municipal Leonel Brizola (Tambauzinho)

  • Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)


Drive thru/pedestres (1ª dose de AstraZeneca) – 9h às 15h


  • Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)

  • Mangabeira Shopping (Mangabeira)


Drive thru (2ª dose) – 9h às 15h


  • AstraZeneca/Fiocruz: UFPB – acesso pelo HU (Castelo Branco)

  • Butantan/Coronavac: Unipê (Água Fria)