• Redação Mário Sorrentino

João Azevêdo apresenta projeto do Polo Turístico Cabo Branco e ações em tecnologia e pesquisa a e...


João Azevêdo apresenta projeto do Polo Turístico Cabo Branco e ações em tecnologia e pesquisa a embaixador e cônsul dos EUA



O governador João Azevêdo recebeu, nesta quinta-feira (24), no Centro de Convenções, em João Pessoa, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, e a cônsul geral dos Estados Unidos em Recife, Jessica Simon. No segundo dia da visita do embaixador e da cônsul à Paraíba, o Governo do Estado apresentou o projeto do Polo Turístico Cabo Branco e as ações desenvolvidas no Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (Citta) e na Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata). 


Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou a satisfação de poder discutir o futuro da Paraíba com a Embaixada americana. “Essa foi uma visita honrosa, em que abrimos um canal direto de diálogo e tivemos a oportunidade de apresentar nossas potencialidades e de estreitarmos nossas relações, fazendo com que a Paraíba cresça e atraia novos investimentos, gerando emprego, renda e melhorando a qualidade de vida da nossa população”, declarou. 


Ele também ressaltou o potencial do Estado nas áreas de pesquisa, tecnologia e inovação. “Nós temos uma tradição nesse segmento, principalmente, nas nossas universidades. Grandes empresas do mundo estão instaladas no Citta, fazendo pesquisa e demonstrando a nossa potencialidade na área”, acrescentou. 

O secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, afirmou que o encontro foi importante para evidenciar os avanços da Paraíba na área da tecnologia. “Nós tivemos a oportunidade de apresentar alguns polos de inovação e de cooperação entre universidades e empresas, principalmente, as ações do Centro de Inovação Telmo Araújo, em Campina Grande, e suas parcerias com várias empresas privadas, como uma forma de atrair novas âncoras para prestação de serviços e de mostrar os grupos que já têm parcerias de longos anos. Em relação à Codata, falamos de uma consultoria que foi financiada pelo governo americano, via USTDA, que fez uma análise do ponto de vista técnico-financeiro e propôs alguns cenários em relação ao Data Center e redes de dados, podendo advir novos acordos para que a consultoria continue em outros ramos”, disse. 


Ele também falou sobre as expectativas para a concretização de parceria com os Estados Unidos para a ampliação do programa Gira Mundo. “Nós queremos estreitar a relação para que a gente possa enviar tanto estudantes, quanto professores ao país nos próximos anos”, comentou. 


O diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari Filho, avaliou que o encontro representou uma grande oportunidade de atrair investimentos americanos para o projeto do Polo Turístico Cabo Branco, que consiste na construção de hotéis, resorts e atividades de animação turística, comércio e serviços em uma localização estratégica de João Pessoa. “Nós estamos trabalhando na atração de investidores para o complexo turístico e não podemos esquecer que os Estados Unidos é um país que tem grandes redes de hotéis e essa é mais uma etapa para apresentar esse grande projeto planejado, sendo um dos maiores e melhores em termos de modelo de negócio em curso e em ponto de implantação”, explicou. 

O embaixador Todd Chapman elogiou a receptividade e o trabalho desempenhado pelo governador João Azevêdo no Estado. “Foi um grande privilégio fazer essa visita oficial à Paraíba e estou muito feliz por conhecer todas as áreas fantásticas de João Pessoa. O governador foi um excelente anfitrião, me mostrou todas as belezas, oportunidades econômicas e turismo. Fizemos um sobrevoo para ver as praias e todo o desenvolvimento turístico e espero que os Estados Unidos tenham mais relações com o Estado e com o governador pelo trabalho que ele vem fazendo”, analisou. 


A cônsul geral dos Estados Unidos em Recife, Jessica Simon, fez uma avaliação positiva da agenda na Paraíba e projetou perspectivas de novas parcerias entre os Estados Unidos e o Estado. “Estou muito feliz de estar na Paraíba na minha segunda semana de trabalho no cargo de cônsul e eu e o embaixador estamos muito impressionados com o trabalho que o governo vem desenvolvendo. Estamos vendo muitas oportunidades para parcerias, especificamente, nas áreas de desenvolvimento econômico, educação e segurança”, pontuou.

Também participaram da reunião, Fabíola Rios (especialista comercial do Consulado dos Estados Unidos em Recife); os secretários de Estado Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão); Deusdete Queiroga (Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente); e Ronaldo Guerra (Chefe de Gabinete do Governador); além de Ângelo Giusepe (presidente da Codata)

© 2017 por Mário Sorrentino. Orgulhosamente criado pela Equipe.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco