• Redação Mário Sorrentino

Janeiro Roxo: ‘Dia D’ de luta contra a hanseníase será neste sábado na Lagoa no Centro de JP



O Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, unidade integrante da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza, neste sábado (25), o ‘Dia D’ de Luta contra a Hanseníase, na Lagoa do Parque Solon de Lucena, no Centro de João Pessoa. A atividade marca o fechamento das ações do ‘Janeiro Roxo’, mês de combate à doença.


Os atendimentos terão início a partir das 8h da manhã e se estenderão até as 13h30, em uma estrutura especialmente montada para o atendimento ao público, em frente às paradas de transportes coletivos. As equipes do Clementino Fraga oferecerão serviço de avaliação de manchas para detecção da hanseníase, Testes para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, distribuição de material informativo e educativo, farão aconselhamentos e outras atividades.


A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, caracterizada por manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, sem pelos e que não coçam, com alteração de sensibilidade (térmica, dolorosa ou tátil) e/ou força muscular. Nos casos mais severos e sem o tratamento adequado, a hanseníase pode causar deformidades físicas irreversíveis, gerando a importância do ‘Janeiro Roxo’ para a saúde pública.


De acordo com Thais Matos, diretora geral do Clementino Fraga, a ação possibilitará busca ativa de casos novos de Hanseníase, como também sensibilização da população quanto a sinais e sintomas da doença, tratamento e cura. “Hanseníase tem cura e a informação auxilia no diagnóstico em tempo oportuno que pode evitar sequelas, proporcionando mais qualidade de vida às pessoas com a doença e também após a cura”, destacou Thais.




#janeiroroxo #diad #hanseniase #lagoa #centro #joaopessoa

© 2017 por Mário Sorrentino. Orgulhosamente criado pela Equipe.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco