• Redação Mário Sorrentino

Ibovespa cai forte e dólar dispara após governo federal revelar como vai financiar Renda Cidadã


Ibovespa apagou a alta inicial do pregão desta segunda-feira e passou a cair com cada vez mais intensidade à medida que os investidores recebiam novas informações do governo sobre um novo programa de renda mínima para suceder o Bolsa Família.


O principal índice do mercado brasileiro de ações até abriu em alta repercutindo a expectativa de um acordo bipartidário em torno de novas medidas de estímulo à economia dos Estados Unidos, mas com o passar das horas entrou pela contramão.


Enquanto democratas e republicanos tentam costurar um acordo restando pouco mais de um mês para as eleições presidenciais norte-americanas, as bolsas de valores europeias fecharam em alta enquanto os índices de Wall Street apresentam avanço consistente.


Por aqui, entretanto, o Ibovespa virou no início da tarde e passou a cair depois de o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), ter informado que ainda não há acordo sobre a reforma tributária.

A intensidade da queda foi aumentando à medida que novas informações surgiam sobre o modelo de financiamento Renda Cidadã, programa proposto para suceder e expandir o Bolsa Família.


A intenção do governo é utilizar precatórios e recursos do Fundeb para financiar o programa. Ao anunciar o novo programa social do presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a proposta do governo busca a “verdade orçamentária”. Segundo ele, o Brasil "é sério e se comporta dentro da responsabilidade fiscal".


Entre os investidores, porém, a leitura foi outra.

"O anúncio de que o governo iria usar a rolagem dos precatórios como fonte de financiamento do programa Renda Cidadã criou apreensão entre investidores que viram na manobra certo calote", afirmou o economista-chefe da Necton Corretora, André Perfeito.


Por volta das 16h40, o Ibovespa operava em queda de 2,02%, aos 95.042 pontos.




(Fonte)

© 2017 por Mário Sorrentino. Orgulhosamente criado pela Equipe.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco