• Redação Mário Sorrentino

Governo assina IV Pacto Nacional de Execução do Programa Água Doce na Paraíba

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Seirhmact), assinou o IV Pacto Nacional de Execução do Programa Água Doce (PAD). O ato ocorreu nesta quarta-feira (28), durante o Encontro Nacional do PAD – 2018 e do Encontro Regional “Brasil que Cuida das Águas” – Região Nordeste, que está sendo realizado até esta quinta-feira (29), em Salvador (BA). A Paraíba está sendo representada pelo secretário da Seirhmact, Deusdete Queiroga, e o evento conta ainda com a participação da coordenação do PAD na Paraíba, de gestores de órgãos federais, estaduais, municipais e sociedade civil.


O secretário Deusdete Queiroga, que na ocasião apresentou um painel com os resultados obtidos pelo PAD na Paraíba, destacou a importância da implantação que os dessalinizadores tem trazido para as comunidades rurais e urbanas das regiões: do Cariri e Curimataú do Estado. “O Programa Água Doce usa a tecnologia de dessalinização de água de poços artesianos e entrega a população água de excelente qualidade”, observou Deusdete, ressaltando a necessidade de que esse importante programa seja mantido, e mais que isso, seja ampliado nos próximos anos.


O evento objetiva apresentar os resultados alcançados até o momento, bem como o planejamento de atividades para 2019 e os Planos Estaduais do PAD para 2020-2029. Nesta quinta-feira (29), dando continuidade ao processo de formulação do Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas será realizado o Encontro Regional “O Brasil que cuida de suas Águas: construindo as bases para o Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas – Região Nordeste”.


O PAD vai atender na Paraíba a 93 comunidades rurais, contemplando cerca de 50 mil pessoas de mais de 40 municípios do Semiárido paraibano. A iniciativa é executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (Seirhmact), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e conta com um investimento de mais de R$ 22 milhões. Atualmente, 46 Sistemas estão operando, beneficiando diretamente 4.257 famílias e 16.052 pessoas. Contabilizando com as mais de 150 instituições (Escolas, PSFs, Unidades Básicas de Saúde, associações de moradores, Igrejas, entre outros) que levam água para o consumo de mais de 30 mil beneficiados.


Em nível nacional, até o momento, já foram implantados 589 sistemas nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, atendendo 236 mil pessoas com água de qualidade para consumo humano. Além disto, 3.400 comunidades foram diagnosticadas e aproximadamente 1.800 operadores foram capacitados para operar os dessalinizadores.


Programa Água Doce – O Programa Água Doce é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com cerca de 200 instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, que atende prioritariamente comunidades rurais localizadas no Semiárido Brasileiro e faz parte do Programa Água para Todos do Plano Brasil Sem Miséria.


O Programa busca estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização.



Secom-PB

© 2017 por Mário Sorrentino. Orgulhosamente criado pela Equipe.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco