© 2017 por Mário Sorrentino. Orgulhosamente criado pela Equipe.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Redação

Empasa expõe tecnologia de compostagem orgânica em oficina para estudantes na Expotec 2018

Alunos do campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tiveram a oportunidade de conhecer uma tecnologia desenvolvida pela Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) há sete anos, e apresentada na Oficina de Educação Ambiental e Coleta Seletiva, como parte da programação da Expotec 2018 no Centro de Convenções da capital. Com a compostagem orgânica, mais de 500 toneladas de lixo foram transformadas em 274 toneladas de fertilizantes que gerou receita para reinvestimento na estatal.


A gestora ambiental da Empasa, Silvana Alves, ministrou a oficina com aulas teóricas, divididas em módulos e, na prática, os alunos puderam presenciar a produção de uma compostagem doméstica produzida em caixa plástica com a utilização de folhas de vegetais e sobras de cascas de frutas, legumes e tubérculos. O composto da estatal tem servido para a recuperação de solos, nutrição de plantas, entre outros.


O Programa de Compostagem Orgânica da Empasa consiste em fazer a coleta de resíduos orgânicos, oriundos do processo de comercialização na Central de Abastecimento da capital e transformar em um fertilizante natural de alto valor nutritivo para solos e plantas.


A experiência tem chamado a atenção de ambientalistas, professores, pesquisadores, engenheiros agrônomos, entre outros, que procuram além do produto final para aplicação em projetos, como também orientações técnicas de como produzir o fertilizante.


A professora do Departamento de Ciências Biológicas do campus V da UEPB, Maria de Fátima Araújo, lembrou da parceria exitosa com a Empasa, cujo trabalho é de extrema importância, pois traz grande benefício para a natureza, uma vez que esse resíduo tem destino correto sem impactar a natureza. “O trabalho da Empasa tem sido de relevância que vem atendendo e cumprindo legislação ambiental e servindo de exemplo para os órgãos públicos, na produção e difusão de tecnologia em favor do meio ambiente”, destacou.


Durante os três dias da feira, já foram coletados 257 kg de resíduos secos e 21 kg de lixo orgânico, como iniciativa do campus V da UEPB.


Para comprar o composto orgânico da Empasa, os interessados devem ir até a sede da empresa no Cristo Redentor em João Pessoa, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, e se dirigem ao setor de Meio Ambiental. Para esclarecer dúvidas, as pessoas poderão ligar pelo seguinte telefone: (83) 3218.6887.