• Redação Mário Sorrentino

Em Cuité: obra da barragem Retiro segue em ritmo acelerado



O Governo do Estado por meio da Secretaria da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma) agiliza a obra de construção da barragem Retiro, localizada no município de Cuité. A obra é uma reivindicação dos moradores há cerca de 50 anos, renovada nas audiências do Orçamento Democrático Estadual (ODE) e também vai beneficiar famílias dos assentamentos Retiro e Batentes. Além da barragem está em construção o Sistema Adutor Retiro Boqueirão do Cais, onde trabalham 110 homens.


O governador João Azevêdo, que visitou a obra no dia 17 de maio, avaliou como um dos maiores reservatórios de água do estado. “A adutora vai levar água não só para a zona urbana, mas também para a zona rural mudando para melhor a economia e a vida dos moradores da região do Curimataú. Mais um grande passo em direção à segurança hídrica da Paraíba está sendo dado”, declarou. 


A barragem Retiro está sendo construída em concreto tipo CCR (Concreto Compactado com Rolo), na bacia do rio Japi, próxima à divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte, com capacidade de armazenamento 40 milhões e 500 mil metros cúbicos. O investimento nas obras da barragem e do sistema adutor será de R$ 60.489.508,32. A previsão de conclusão é em fevereiro de 2020.


Segundo o secretário Deusdete Queiroga, “temos a alegria de dizer para a população de Cuité e de toda a região que a obra está sendo executada num ritmo acima do esperado pela Secretaria”, disse. Ainda de acordo com o secretário, a expectativa é que até o fim de 2019 a obra esteja com a parte do maciço praticamente concluída, na altura máxima da barragem e no primeiro semestre de 2020 possa ser inaugurada.


O reservatório terá como objetivo atender aos projetos de assentamentos do Incra/PB, e dar suporte ao abastecimento da cidade de Cuité. O açude também terá como finalidade a irrigação das áreas aluviais do baixo vale, a piscicultura e para o lazer do assentamento Batentes, com 38 famílias (926,42 ha) e Assentamento Retiro, com 250 famílias (6.070,41 ha). O projeto de recuperação de barragens é realizado pelo Governo da Paraíba, desde 2012 e mais barragens serão recuperadas por meio da Seirhma.




#cuite #barragem

© 2017 por Mário Sorrentino. Orgulhosamente criado pela Equipe.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco