google-site-verification=x12ECGCyA0KNTkoWmjRcJ_j75nXlJ8lrVJTTDnmc1zI
 

Corpo de Bombeiros forma 100 alunos no projeto social ‘Bombeiro Mirim’


O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM-PB) encerrou, nesta última sexta-feira (07), as atividades referentes ao projeto social Bombeiro Mirim, na Grande João Pessoa. O programa, que atende crianças carentes da faixa etária de 10 a 13 anos, formou, só nesta região, 100 alunos de escolas públicas. Após um ano inteiro de atividades do projeto, envolvendo teoria e prática, eles participaram de uma formatura divertida, na qual foram desenvolvidas brincadeiras e jogos simulando tarefas bombeirísticas.


A competição, chamada de ‘Bombeiro de Aço Mirim’, teve etapas como arrasto de mangueira, rastejo na areia e simulação de entrada forçada.  Ao final, os alunos ainda tomaram banho de piscina e receberam os certificados de conclusão do programa, que capacita os ‘bombeiros mirins’ em noções de prevenção de afogamento, acidentes domésticos em geral (incêndios, choques elétricos, etc) e salvamento (rapel, tirolesa).


Eles também têm ensinamentos de educação no trânsito, prevenção ao uso de drogas e à violência e outros tópicos ligados à cidadania.


“Nosso objetivo é direcionar as crianças e adolescentes para as boas práticas da cidadania e da vida em sociedade; além de despertar o interesse deles em ser um futuro bombeiro”, comentou o coordenador do projeto, tenente coronel Donelson Lira.

Ainda segundo ele, os alunos formados nesta sexta são dos bairros de Jardim Veneza, São José, Cristo e Renascer. Mas há outros núcleos do projeto nas cidades de Campina Grande e Souza. “Temos visto que o programa ajuda os alunos a permanecerem na escola, sendo um atrativo para combater a evasão escolar e melhorar o desempenho educacional”, completou.