• Redação Mário Sorrentino

Conde inicia ações da Campanha Agosto Dourado de incentivo e estímulo a amamentação



A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Conde iniciou nesta quinta-feira (01), as ações da campanha “Agosto Dourado”, no município. A campanha tem como principal objetivo, dar visibilidade e esclarecer para as pessoas, a importância da amamentação. Até o dia 31 de agosto, diversas ações serão promovidas nas Unidades Básicas de Saúde e em espaço públicos, com palestras, ações de saúde, entre outras ações que serão desenvolvidas em parceria com outras Secretarias da gestão municipal, a abertura foi realizada na UBS Centro.


Durante o evento, a secretária de saúde, Renata Martins, destacou a importância da amamentação. “Estamos reunidos numa ação para mostrar a importância da amamentação, não só para a criança, mas também para a mãe. Este é um momento único e fortalece o vínculo afetivo da mãe com o bebê”, disse.


Além das ações que serão realizadas no município, Renata disse que será lançado o edital do segundo concurso de fotografia sobre amamentação. “Ano passado promovemos este concurso e foi muito bonito, muitas fotos inspiradoras. Estamos finalizando o edital e em breve vamos abrir as inscrições para a segunda edição do concurso e esperamos belos registros deste ato tão importante que é o de amamentar”, ressaltou.


Na tarde desta quinta-feira, na UBS Centro, as equipes da Saúde participaram da abertura da campanha que também contou com a participação do Professor da Universidade Federal da Paraíba, Rodrigo Viana e de Laura Fernandes, representante do Banco de Leite do Estado da Paraíba, que ressaltaram a necessidade desta conscientização sobre o estímulo a amamentação e os benefícios para a saúde da mãe e da criança.


A programação conta também com o Fórum Municipal de Obstetrícia, que será realizado nos dias 07 e 08 de agosto, na Missão Resgate, no Loteamento Nossa Senhora das Neves, ações na Escola Estadual João da Cunha Vinagre, Capacitação de profissionais da Atenção Básica sobre os direitos da Mulher Nutriz, além da Semana do Bebê, que será realizada na última semana de agosto.

Importância da amamentação


O aleitamento materno oferece todos os nutrientes à criança e ajuda a protegê-la de infecções, além de reduzir o risco de mortalidade infantil. A mãe que amamente também tem benefícios, como a perda rápida de peso após a gravidez, a proteção contra a hemorragia pós-parto e a prevenção do câncer de mama e de ovário.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca que o aleitamento materno deve ser feito até os dois anos de idade, ou mais. A amamentação além de oferecer todos os benefícios à saúde da mãe e da criança é também a forma mais econômica e natural de alimentação nos primeiros anos de vida.



#conde #amamentacao #campanha

© 2017 por Mário Sorrentino. Orgulhosamente criado pela Equipe.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco