google-site-verification=x12ECGCyA0KNTkoWmjRcJ_j75nXlJ8lrVJTTDnmc1zI
 

Conde faz ação de testagem em usuários que apresentam sintomas do novo coronavírus


A Prefeitura de Conde continua com as ações de testagem na população para detecção do novo coronavírus. Os exames são realizados pela equipe da Vigilância em Saúde em pacientes notificados através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e pelo Disque Coronavírus. A nova remessa com 680 testes rápidos foi disponibilizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Ministério da Saúde.


Nesta quarta-feira (27), no Centro de Criatividade Professor Iveraldo Lucena (Núcleo de Cultura), foi realizada uma ação de testagem rápida, em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da 1ª Gerência Regional de Saúde. Os testes rápidos foram realizados em pacientes que apresentaram sintomas da Covid-19 e estavam em Isolamento Domiciliar aguardando para a realização do procedimento.


Com a testagem, a prefeitura consegue identificar e prestar o devido atendimento às pessoas que apresentam a infecção pela doença, o que consequentemente aumenta o número de casos confirmados.


Além disso, a população também conta com os canais informativos do Disque Coronavírus, através do número (83) 98187-6740 e a plataforma Sentinelas da Saúde, disponível no portal da prefeitura, que visam tirar dúvidas e monitorar os casos suspeitos de coronavírus na cidade.

Os testes também estão disponíveis nas unidades de saúde do município, mas os pacientes devem estar dentro da janela imunológica para a realização, que é a partir do décimo dia dos primeiros sintomas.


O procedimento é feito mediante notificação das unidades de saúde, onde a demanda é enviada para a Vigilância em Saúde, que direciona uma equipe à residência do paciente e realiza o exame para verificar a presença do vírus.


A chefe do Departamento de Vigilância em Saúde de Conde, Aracelly Freitas, destacou a importância do isolamento domiciliar para os pacientes que testaram positivo para a doença, além de recomendar orientação médica durante a quarentena.


“É essencial que as pessoas que testaram positivo para a doença cumpram o isolamento domiciliar. No cumprimento, é importante que os pacientes com coronavírus busquem orientação médica e façam a avaliação do quadro clínico. A conduta médica é essencial para que o paciente tem alta e retorne às suas atividades normais”, destacou.


Veja o Vídeo:




#coronavirus #ses