google-site-verification=x12ECGCyA0KNTkoWmjRcJ_j75nXlJ8lrVJTTDnmc1zI
 

Cícero acompanha reabertura de salões de cozinhas comunitárias e restaurantes populares


As seis cozinhas comunitárias e os dois restaurantes populares da Prefeitura de João Pessoa reabriram seus salões nesta sexta-feira (7). Devido às restrições sanitárias referentes à pandemia da Covid-19, os espaços estavam funcionando apenas com a entrega de quentinhas. O procedimento, acompanhado pelo prefeito Cícero Lucena, também foi marcante por homenagear as mães que utilizam o serviço.


“Estamos retomando as atividades com todo o cuidado necessário e aproveitamos para conversar com as pessoas e ouvir o que elas têm a dizer. É assim que fazemos gestão”, destacou o prefeito. Ele esteve acompanhado da primeira-dama do Município, Lauremília Lucena, e do vice-prefeito, Leo Bezerra.


O secretário municipal do Desenvolvimento Social, Felipe Leitão, explicou que os usuários podem voltar a fazer as refeições nas cozinhas e restaurantes devido à flexibilização. “Nesse período, ainda fizemos um trabalho importante de ampliação do número de refeições servidas, chegando a uma média de cinco mil pratos diários em todas as unidades, desde janeiro. São 1.600 refeições a mais do que o praticado anteriormente”, destacou.


Apesar da reabertura, os ambientes estão seguindo protocolos sanitários como a verificação de temperatura e a oferta de álcool para higienização das mãos. A ocupação do salão também será reduzida, atendendo às determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS).



Acesso aos serviços – Nas cozinhas comunitárias o acesso é assegurado a quem possui inscrição nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Já os restaurantes funcionam com portas abertas, servindo as refeições pelo valor simbólico de R$ 1, no Centro e em Mangabeira.


Dia das mães – O dia ainda foi marcante por todas as cozinhas e restaurantes terem ofertado um almoço especial para as mães. Os estabelecimentos estiveram com cardápio diferenciado e as mães receberam brindes e participaram de atividades integrativas.


Distribuição de Alimentos – As equipes do Banco de Alimentos também estiveram nas seis cozinhas distribuindo macaxeira. O produto é fruto da agricultura familiar. No total, 582 famílias receberam as cestas, que totalizaram 2.600 kg.