google-site-verification=x12ECGCyA0KNTkoWmjRcJ_j75nXlJ8lrVJTTDnmc1zI
 

Cão do Corpo de Bombeiros da PB ganha certificação internacional para atuar em busca de vítimas


O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) obteve, com o binômio tenente Ricardo Mendes e o cão ‘Nego’, Certificação Internacional para busca e resgate de vítimas. A conquista aconteceu após uma bateria de provas, realizada até o último sábado (01), na cidade de Xanxerê (SC). Na ocasião, foram 15 participantes, dos quais apenas nove obtiveram a certificação.


Conforme o tenente Mendes, ele e o cão cumpriram as etapas de busca rural – com localização de duas vítimas perdidas na mata no tempo de dez minutos; além de obediência e destreza, com passagem em obstáculos diversos atendendo comandos do guia.

“É uma prova com critérios bem técnicos e a aprovação significa que estamos subindo cada dia mais de nível. Isso vai refletir no desempenho do nosso cão nas ocorrências”, destacou Mendes, ao frisar que o Canil do CBMPB tem buscado um aprendizado e aprimoramento constantes.


Em novembro, ‘Nego’ já tinha concluído com sucesso as provas de Certificação Nacional, em Foz do Iguaçu (PR), renovando a habilitação para atuar em atividades de busca a vítimas em área rural. Ele ainda ampliou as capacidades de operação, sendo aprovado também na prova de busca em área urbana.


Além de ‘Nego’, no âmbito do CBMPB, ‘Negona’ possui habilitação nacional para atuar em atividades de busca. Atualmente, o Canil do Corpo de Bombeiros têm oito cães, sendo quatro em João Pessoa e quatro em Campina Grande.




(Fonte)