google-site-verification=x12ECGCyA0KNTkoWmjRcJ_j75nXlJ8lrVJTTDnmc1zI
 

Câmara dos Deputados aprova projeto que garante ultrassonografia mamária no SUS



A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (19) um projeto de lei que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar o exame de ultrassonografia mamária para prevenir o câncer de mama. O texto, de autoria do Senado, vai agora à sanção presidencial.


Pelo projeto, o acesso será garantido, segundo avaliação médica:


  • a mulheres jovens que tenham risco elevado de câncer de mama ou que não possam ser expostas à radiação;

  • como exame complementar a mulheres entre 40 e 49 anos ou com alta densidade mamária.

O projeto altera uma lei de 2008 que trata de ações de prevenção, detecção e tratamento de cânceres de colo de útero e de mama.

Atualmente, a lei garante às mulheres acima de 40 anos a realização da mamografia, um exame diferente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

No entanto, a autora da proposta, a então senadora Lúcia Gomes (PSDB-GO), justificou que a ultrassonografia é um exame capaz de diagnosticar casos de câncer de mama sem sintomas e que, muitas vezes, não são identificados por meio da mamografia.

“Na presença de tecido mamário denso, a mamografia não se mostra adequada, nem suficiente para o diagnóstico do câncer de mama”, afirmou a ex-senadora na apresentação de seu texto.

Segundo o projeto, “nesses casos, há indicação de se realizar outro exame complementar de imagem, procedimento também necessário nas ocasiões em que a mamografia está contraindicada devido ao risco de efeitos colaterais da radiação ionizante em algumas mulheres.”

Nesta quarta-feira, algumas deputadas foram à tribuna para defender o projeto. A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) afirmou que muitos municípios brasileiros têm dificuldade de acesso, inclusive, à mamografia, já obrigatória.

A proposta, segundo a parlamentar, complementa os exames de diagnóstico precoce e acesso rápido às cirurgias.

"Nós precisamos, cada vez mais, avançar na prevenção, no diagnóstico e no tratamento rápido de todos os tipos de câncer", disse a deputada.




(Fonte)


#camara #deputados #projeto #exame #sus