google-site-verification=x12ECGCyA0KNTkoWmjRcJ_j75nXlJ8lrVJTTDnmc1zI
 

Cagepa investe quase R$ 1 milhão em equipamentos para rede de esgotos

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) investiu, com recursos próprios, aproximadamente R$ 1 milhão na aquisição de equipamentos necessários para melhoria dos serviços à população da região metropolitana de João Pessoa: um caminhão de sucção de sólidos para atuar nas desobstruções de rede e ramais de esgoto e o JetScan, uma câmera de vídeo inspeção robotizada que vai ajudar a identificar ligações clandestinas de esgoto com rapidez e eficiência.


Para funcionar, o trilho do JetScan é acoplado à mangueira de um caminhão de jato, comumente utilizado para desobstrução. Dessa forma, o equipamento desliza na tubulação e faz a captura das imagens das redes. De acordo com o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Fernandes Neves, a aquisição do JetScan vai ser primeiramente utilizado na ação de monitoramento da rede pluvial e de esgoto no bairro de Manaíra, em João Pessoa, seguindo acordo firmado no TAC da Balneabilidade. O JetScan vai permitir que façamos essa espécie de 'cateterismo' nas redes, nos bairros da orla da Capital, agilizando o trabalho de identificação dos ramais ligados indevidamente na rede de esgoto ou pluvial.


Já o caminhão para a equipe de manutenção de esgotos foi encaminhado para atuar em casos de desobstruções mais difíceis, segundo explica o diretor de Operação e Manutenção da Cagepa, Joaquim Almeida. Esse é um caminhão de sucção diferenciado, ou seja, também suga resíduos sólidos. E, infelizmente, essa é uma prática recorrente: a população joga, indevidamente, muito lixo nas redes, entupindo as redes, dificultando o trabalho das equipes de manutenção da Cagepa e prejudicando os demais moradores. Portanto, esse caminhão será um aliado na facilitação do trabalho diário, informou.


O diretor também destacou que mais caminhões e equipamentos deverão ser adquiridos pela Cagepa, ainda neste semestre, contemplando também as equipes de operação e manutenção dos municípios de Sumé e Monteiro.



#cagepa #investimento