• Redação Mário Sorrentino

Cagepa inicia obras de instalação de captação flutuante em barragem no Brejo paraibano



A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba iniciou esta semana a obra de instalação do sistema de captação flutuante na barragem Canafístula II, no Brejo paraibano. A nova estrutura vai permitir que a Cagepa consiga retirar água do manancial e distribuí-la à população, mesmo com baixo nível de volume. Atualmente, devido à estiagem, o Canafístula II está com apenas 9,69% do seu volume total, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).


Os municípios de Solânea e Bananeiras estão com abastecimento de água suspenso, em virtude das obras. De acordo com o diretor de Operação e Manutenção, Joaquim Almeida, o volume reduzido dificulta o processo de tratamento da água. “A estiagem fez com que a barragem de Canafístula II chegasse a um nível tão baixo, que ficou impossível captar a água com condições de tratamento para consumo humano. Em virtude disso, a Cagepa está empenhando esforços para evitar o colapso total do sistema e abastecer a população com água dentro dos padrões de potabilidade”, explicou.


Para funcionar de forma intermitente, o sistema conta com conjuntos motor-bomba e dois grupos de geradores de energia elétrica, que serão instalados até a próxima sexta-feira (14). A Cagepa irá realizar testes nos equipamentos durante o próximo final de semana, para então retomar o abastecimento a partir da segunda-feira, dia 17 de fevereiro, assegurando a permanência do regime de racionamento que já vinha sendo praticado nos municípios de Bananeiras e Solânea.




#cagepa #barragem #obra #brejo

© 2017 por Mário Sorrentino. Orgulhosamente criado pela Equipe.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco