• Redação Mário Sorrentino

Bombeiros: Dia marcado por homenagens às mulheres em todo Estado



Na manhã desta sexta-feira (08), o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) participa de diversas homenagens alusivas ao Dia Internacional da Mulher.


Uma delas foi realizada na Capital, na praia de Cabo Branco, próximo ao Busto de Tamandaré, que contou com a presença do Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Jean Nunes, do Comandante Geral do CBMPB, coronel Marcelo Araújo, e demais gestores da segurança pública do Estado.


Outra atividade foi realizada no Parque Estadual da Pedra da Boca, em Araruna-PB, em que 27 bombeiras militares realizaram um passeio ecológico e tiveram a oportunidade de observar a biodiversidade da fauna e flora existentes, acompanhados pelo Senhor Tico, um guia local.


No sertão do Estado, em Cajazeiras-PB, cidade que sedia o 5º Batalhão de Bombeiro Militar, foram entregues cartões de gratidão, reconhecimento e felicitação às mulheres próximo ao prédio da prefeitura municipal.


O Dia Internacional da Mulher surgiu no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho.


Na Paraíba, a primeira mulher incluída na corporação foi efetivada no ano de 1997, por transferência oriunda da Polícia Militar. A partir do ano 2000, outras bombeiras militares passaram a integrar os quadros da corporação, todas com formação policial militar.



Após a conclusão do Curso de Formação de Oficiais em 2002, houve o ingresso gradual e sucessivo de diversas bombeiras militares femininas, algumas delas, ocupam hoje o alto escalão hierárquico da corporação.


A inclusão de mulheres nos quartéis do CBMPB teve continuidade através dos Cursos de Formação de Soldados em 2005, 2007 e 2009.


Atualmente o CBMPB conta com um efetivo de 124 mulheres, sendo 69 Oficiais e 55 Praças, o que representa aproximadamente 10% do efetivo total.



© 2017 por Mário Sorrentino. Orgulhosamente criado pela Equipe.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco