• Redação Blog Mário Sorrentino

Banco de leite humano pede reforço nas doações para evitar redução no estoque

Com o propósito de manter o estoque e captar novas doadoras, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Banco de Leite Humano Anita Cabral, está reforçando o pedido de doações, já que durante os feriados prolongados, a exemplo do Carnaval, as doações de leite materno tendem a diminuir, contribuindo consequentemente para a redução do estoque de leite nos serviços de saúde.


A diretora geral do Banco de Leite Humano Anita Cabral, Thaise Ribeiro, explica que os bancos de leite no estado conseguem atender em torno de 80 a 95% dos recém-nascidos prematuros, que necessitam de leite materno humano doado, porém a coleta do produto passa periodicamente por quedas, especialmente no período de longos feriados, a exemplo do Carnaval, o que reduz a quantidade do estoque para atender a demanda. “Isso acontece porque muitas mães viajam e outras não sabem que podem auxiliar na luta pela vida dos bebês. Por este motivo é importante a conscientização da população sobre a necessidade e importância das doações”, defendeu.


É importante destacar que a estimativa mundial para nascimentos prematuros é em torno de 15,3%. Sendo assim, Thaise afirma que o alerta deve ser constante, em especial para o aumento da doação de leite materno, tendo em vista que a média de leite consumido por cada prematuro durante sua permanência nos mais de 148 leitos neonatais do estado é de 8 litros.


Thaise Ribeiro ainda informou o novo número de contato do Anita Cabral, que agora passa a ser (083) 3612-2831 e explicou que “em casos de viagens, as doações podem acontecer normalmente. As mães devem entrar em contato com um dos serviços mais próximo de onde estiver, para solicitar a visita da equipe e realizar a doação”.


Para ser doadora, a mulher deve estar amamentando, ser saudável e ter produção de leite maior que a necessidade do bebê. A doadora deve entrar em contato com uma das unidades distribuídas em todo o Estado ou com o Banco de Leite Humano Anita Cabral. Uma equipe vai até a casa da doadora, para entregar o material para a coleta e as orientações necessárias para doar o leite.


No Anita Cabral a coleta mensal é de 400 litros. O leite coletado é distribuído aos recém-nascidos, especialmente os prematuros de baixo peso, que apresentam forte vulnerabilidade imunológica.


Como doar – Toda mulher saudável, que esteja amamentando e com excesso de produção de leite, pode entrar em contato com o Anita Cabral, que possui o serviço Rota do Domicílio, no qual as mães recebem a visita de uma equipe do banco.


O serviço se responsabiliza de comparecer ao domicílio da mãe e oferecer as orientações e todo o suporte necessário, a exemplo, da entrega do kit para doação (luva, touca, gorro, máscara e vidros estéreis). A equipe do banco de leite volta semanalmente nas casas das doadoras para pegar o leite coletado. O contato da equipe do Anita Cabral é 3612-2831.


Banco de Leite – O serviço foi implantado em 1987. É um centro especializado, responsável pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta do excedente de leite da nutriz, pelo processamento, controle de qualidade e distribuição aos recém-nascidos prematuros e com baixo peso do Estado.


Os Bancos de Leite funcionam em horário ambulatorial das 8h às 17h, ou seja, durante o expediente administrativo. Já os Postos de Coleta funcionam todos os dias, inclusive nos feriados em regime de plantão durante as 24h.


A Paraíba é o primeiro lugar no Nordeste em número de serviços pertencentes à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, com 27 serviços oferecidos. Esses serviços abastecem as unidades neonatais e semi-intensiva do Estado. O leite coletado é distribuído aos prematuros e recém-nascidos que não podem ser amamentados diretamente no seio materno, auxiliando na recuperação do quadro clínico da criança.


Confira abaixo os endereços de toda a rede paraibana de bancos de leite.


Bancos de leite

1 – Banco de Leite Humano Anita Cabral – Centro de Referência - Cruz das Armas, João Pessoa. Tel.: 83-3612-2831 2 – Instituto Cândida Vargas - Banco de Leite Humano Dra. Zilda Arns– Jaguaribe, João Pessoa. Tel.: 83-3015-1555 3 – Hospital Regional de Cajazeiras - Banco de Leite Humano Josefa Garcia Rolim- Centro, Cajazeiras. Tel.: 83-3531-3563 4 – Hospital Regional de Guarabira Antonio Paulino Filho- Banco de Leite Humano Meirijane Claudino da Silva– Centro, Guarabira. Tel.: 83-3271-2083 5 – Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea)- Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro -Centro, Campina Grande. Tel.: 83-3310-6356 6 – Maternidade Dr. Peregrino Filho- Banco de Leite Humano Dra. Vilani Kehrle - Jardim Guanabara, Patos. Tel.: 83-3423-2157


Postos de coleta

1 – Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Frei Damião 2 – Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital da Unimed 3 – Posto de Coleta de Leite Humano do Instituto Hospitalar General Edson Ramalho 4 – Posto de Coleta de Leite Humano – Texpar Têxtil da Paraíba S/A – Demillus 5 – Posto de Coleta de Leite Humano Irmã Cacilda – Hospital Mater. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho 6 – Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Universitário Lauro Wanderley 7 – Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Regional de Itabaiana 8 – Posto de Coleta da Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, em Santa Luzia 9 – Posto de Coleta Hospital Clim 10 – Posto de Coleta Hospital Clipsi-Geminiano Crispim de Farias, em Campina Grande 11 – Posto de Coleta da FAP, em Campina Grande 12 – Posto de Coleta de Galante, em Campina Grande 13 – Posto de Coleta da Maternidade Peregrino Filho, em Patos 14 – Posto de Coleta Berenice Alencar de Sousa, em Pombal 15 – Posto de Coleta do Instituto Cândida Vargas 16 – Posto de Coleta de Leite Humano Noemi de Holanda Mariz, em Sousa 17 – Posto de Coleta de Leite Humano Felipe Jesus Saraiva de Sousa, Bonito de Santa Fé 18 – Posto de Coleta do Hospital Regional de Guarabira 19 – Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Distrital Dr. Francisco Assis de Freitas, Solânea 20 – Posto de Coleta Hospital Geral de Mamanguape 21 – Posto de Coleta Hospital Geral de Taperoá



Secom-PB

© 2017 por Mário Sorrentino. Orgulhosamente criado pela Equipe.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco