• Redação Mário Sorrentino

Avanços na gestão de Conde são destaque na edição de abril da Revista Nordeste



A gestão da prefeita Márcia Lucena foi mais uma vez destaque na mídia regional. Desta vez com a Revista Nordeste, trazendo uma reportagem completa sobre os avanços surpreendentes que o município tem passado nos últimos dois anos. A edição mensal da revista destacou o trabalho nas áreas de educação, saúde, cultura e turismo, além da participação popular dentro da administração pública em todas as decisões.


O Conde também foi apresentado como uma referência de estabilidade financeira, tendo em vista as décadas de sucateamento dos cofres públicos, dívidas milionárias deixadas por administrações passadas e, o pior, poucos investimentos nas mais importantes áreas de assistência à população.


Novos tempos


A vontade de sair da estagnação e a exigência de novas práticas fizeram o Conde optar por uma gestão de viés participativo, sustentável e inclusivo. O resultado veio através de mudanças significativas em todos os cantos da cidade. O primeiro passo foi dado em uma situação de emergência e saúde pública: a limpeza urbana.


Para se ter uma ideia da dimensão do problema, a cidade estava sem coleta de lixo há dois anos. Todo o acúmulo de resíduos eram despejados em locais irregulares e sem nenhum tipo de preocupação com o meio ambiente. Hoje a cidade tem coleta regular e dentro das normas.


A Revista Nordeste ainda trouxe a normalização do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Antes da prefeita Márcia Lucena assumir o cargo, todas as UBS’s foram fechadas, deixando a população sem atendimento médico. Em ação conjunta, todas as unidades foram reabertas e aos poucos começaram a receber novos equipamentos, valorizando o trabalho dos profissionais e oferecendo mais qualidade de atendimento ao cidadão.


Com a reorganização no primeiro semestre de 2017, a gestão começou a dar mais força nas engrenagens e iniciou de fato os processos para desenvolver a cidade. Na infraestrutura e turismo, parcerias com o Governo do Estado trouxeram a revitalização da PB-018, a construção da Praça do Mar, uma obra de extrema valorização da orla de Jacumã, acessos as praias do Amor, Carapibus, Tabatinga I e II e Coqueirinho.


Na educação o Conde ganhou destaque para a reabertura de escolas e creches, valorização e capacitação de professores, reformas de prédios e distribuição kits escolares com fardamento, visto como algo essencial na educação de crianças, jovens e adultos, mas que nunca foram oferecidos por gestões anteriores. A implantação do Inteligência Relacional também foi citada como exemplo de Educação Socioemocional, oferecendo acompanhamento pedagógico para os profissionais da área.


O trabalho de valorização cultural de Conde foi abordado como essencial na construção de valores locais e ascensão para costumes que ajudaram a construir uma identidade própria do município. A produção local e a oportunidade de construir uma economia criativa se tornaram eixos para uma verdadeira transformação social.


Participação popular


Diante de todas as ações realizadas nos dois primeiros anos de gestão da prefeita Márcia Lucena, a Nordeste ressaltou o trabalho de participação popular, uma frente defendida pela prefeita desde o começo e que tem tido uma aceitação em todas as comunidades. Um exemplo disso é o “Olá, Comunidade”, um encontro semanal da prefeita e seus secretários com a população de cada região do município. Uma ideia que surgiu para ouvir o que a população tem a dizer, como sugestões e reivindicações para melhoria dos serviços oferecidos pela prefeitura.


A reportagem encerra com uma entrevista da prefeita Márcia Lucena, que resume as dificuldades encontradas no início da gestão e como a cidade abraçou esse novo momento. Em uma das falas Márcia destaca os próximos passos para mais dois anos de gestão: Inovamos em muita coisa, criamos novas políticas públicas, formas de participação e de comunicação. Muito trabalho! Mas temos muito o que realizar e vamos conseguir, afirmou.


Todas as mudanças apresentas na reportagem da Revista Nordeste é o resultado de uma gestão participativa e inclusiva, que sempre dá voz à população e que não toma decisões sem antes discutir ações de forma coletiva. É assim que o Conde encontrou um caminho de desenvolvimento e com novas perspectivas de futuro.


A reportagem completa está disponível na edição de abril da Revista Nordeste. Confira acessando o site: https://revistanordeste.com.br/



#marcialucena #prefeita #conde #revistanordeste

© 2017 por Mário Sorrentino. Orgulhosamente criado pela Equipe.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco