• Redação Blog Mário Sorrentino

Arthur Lira vence em 1º turno e é eleito presidente da Câmara


O deputado Arthur Lira (Progressistas-AL) se elegeu, nesta segunda-feira (1º/2), como novo presidente da Câmara dos Deputados pelos próximos dois anos. O candidato, que é o preferido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), levou a melhor diante de Baleia Rossi (MDB-SP), parlamentar que era apoiado pelo agora ex-presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).


Além de Arthur Lira e Baleia Rossi, disputaram a presidência da Câmara: Marcel van Hattem (Novo-RS); General Peternelli (PSL-SP); André Janones (Avante-MG); Luiza Erundina (PSOL-SP) e Fábio Ramalho (MDB-MG). Momentos antes de a votação começar, Kim Kataguiri (DEM-SP) chegou a registrar candidatura, enquanto Alexandre Frota (PSDB-SP) desistiu do páreo para apoiar Baleia.

Lira ganhou a eleição para a presidência da Câmara sob forte apoio de Jair Bolsonaro, que passou a receber até oito deputados por dia para tratar da candidatura do parlamentar alagoano. O deputado do Progressistas, durante a campanha, viajou por todo o Brasil, inclusive para Belo Horizonte, onde se reuniu com o prefeito Alexandre Kalil (PSD) e com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).



O Democratas desistiu de apoiar a candidatura do deputado Baleia Rossi à presidência da Câmara nas vésperas da eleição. Em reunião, a Executiva Nacional do partido optou por dar carta branca aos parlamentares decidirem em quem votar. Com isso, Rodrigo Maia saiu enfraquecido pelo próprio partido, já que Baleia Rossi era seu preferido para ocupar a cadeira.

Arthur César Pereira de Lira é natural de Maceió e está exercendo seu terceiro mandato como deputado federal por Alagoas. Antes, foi deputado estadual e vereador de Maceió. Na Câmara, ele já presidiu a Comissão de Constituição e Justiça e, atualmente, é líder do bloco denominado "Centrão". Lira também é advogado, agropecuarista e empresário.

© 2017 por Mário Sorrentino. Orgulhosamente criado pela Equipe.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco